Conservantes caseiros usados no dia a dia.

On 2 de maio de 2016

Conservantes caseiros usados no dia a dia.

O básico de conservante caseiro.

Antes de iniciar a matéria uma observação muito importante: NÃO se deve de forma alguma utilizar conservantes industrial nos alimentos caseiros do dia a dia, Conservantes como Sorbato de potássio, Acido sorbico, Eritorbato de sódio, Acido Fumárico, são utilizados pelos pequenos e grandes fabricastes de alimentos para prateleiras, e um prévio estoque, sempre com moderação e respeito pela saúde do consumidor final. Já nos alimentos do dia a dia seque as dicas básica de conservação:

Muitos conservantes naturais, como sal e açúcar, são muitas vezes utilizados na preservação de frutas enlatadas, carnes processadas, bem como vários tipos de enlatados ou vegetais.

Métodos de preservação de alimentos naturais, tais como o congelamento ou secagem, são muito populares para indivíduos que preparam comida em casa.

Conservas e decapagem de alimentos com vinagre e sal também são excelentes métodos de preservação utilizados para prolongar a vida útil de qualquer alimento cru ou cozido.
Um dos conservantes de alimentos mais comuns é o sal, para preservar a carne crua, pois o sal ajuda a tirar a umidade da carne através de um processo chamado osmose.

Isto é frequentemente chamado de cura da carne e é um dos métodos mais antigos de preservação de produtos alimentares conhecidos.

O açúcar é também um dos conservantes de alimentos comuns, muitas vezes usados para estender a vida de sobremesas e alimentos doces, como frutas em conserva ou doces variados.

Às vezes o açúcar natural é substituído por xarope de alto teor de frutose de milho em muitos alimentos processados para agir como um edulcorante, menos caro e conservante.

Sal (cloreto de sódio): Você vai encontrar no rótulo como: sodium chloride ou em inglês marine salt.

Áçucar (hidratos de carbono): vilão da dieta mas amigo da conservação. Você vai encontrar no rótulo como: carbohydrates ou em inglês sugar.

Limão: é antioxidante por ter muita vitamina C e também contém muito sal o que evita o apodrecimento, normalmente os dois limões mais conhecidos são o tahiti e o siciliano.

Você vai encontrar no rótulo como: Citrus medica limonum ou Citrus aurantifolia christman swingle ou em inglês Lemon.

Mel: Altamente estável no crescimento antimicrobiano por ter baixo teor de umidade e concentração de água.

Você vai encontrar no rótulo como: Apis mellifera ou em inglês Honey.

Própolis: mistura de ceras e resinas produzidos pelas abelhas, oferece proteção antbacteriana e antifungicas. Encontrado facilmente em farmácias e casas de produtos naturais

Você vai encontrar no rótulo como: Propólis Wax extract ou o mesmo nome em inglês

Óleo de neem: é um óleo poderoso, antiséptico, antifúngico, antiprotozoários, muito semelhante ao óleo essencial de melaleuca, porém muito mais eficaz. Pode ser encontrado em lojas que vendam óleos vegetais e coisas para aromaterapia

Você vai encontrar no rótulo como: Azadirachta indica ou em inglês neem oil

Açúcar Comum:
A melhor maneira de conservar a fruta é cozê-la com muito açúcar (normalmente 50% em peso de cada). Deste modo a pectina (polímero carregado) é extraída das células da fruta, e adsorvê água.

Se a fruta não for acídica pode juntar-se um pouco de um suco ácido (p.ex. limão), e as moléculas de pectina são neutralizadas (sob acção do ácido). Se existir uma grande quantidade de açúcar em solução as moléculas de água passam a ter uma interacção maior com as de açúcar (higroscópico) do que com a pectina a qual forma uma rede polimérica que compacta tipo gel (gelifica).

Este gel ao arrefecer “aprisiona” os restantes ingredientes da solução (água+açúcar) conferindo uma consistência semissólida a sólida.

Lembrando que alimentos comprados no comercio, já vem com uma cota de conservantes. Sendo que 60% desses conservantes são eliminados em alta temperatura.

 

 

ONDE COMPRAR SORBATO DE POTÁSSIO:

email: vendas@soinsumos.com.br

WWW.SOINSUMOS.COM.BR

Fone: (15) 3017.9070 (15) 3017.7550

 

 

 

Deixe uma resposta